Obrigado por acessar o Código Literário: difusão digital da leitura
Vou passar algumas informações importantes sobre a criação desse espaço de leitura.
A Faculdade de Letras – FALE - Campus Maceió , da UFAL, é participante do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Edital Capes- 07/2018), que iniciou em 2018 e encerrará em 2020.
Nossas atividades no projeto PIBID a serem desenvolvidas na E.E. Onélia Campelo, bairro Santos Dumont (Maceió) baseiam-se em três pilares teóricos: (1) uma abordagem ideológica dos letramentos, que considere também seu sentido e efeitos sócio históricos; (2) uma pedagogia que considera a comunidade como currículo; e (3) a investigação nos moldes etnográficos, cujas ferramentas nos permitem uma aproximação de atenta escuta da comunidade escolar.
Participam do projeto: 2 professores coordenadores (FALE), 3 professores supervisores (Onélia Campelo) e 24 alunos bolsistas e mais de 200 alunos do Ensino Básico da E.E. Onélia Campelo. Contamos também com a colaboração de um aluno-pesquisador PIBIC.
Após um diagnóstico etnográfico realizado pelos alunos bolsistas, fizemos, em acordo com os professores, uma proposta pedagógica apoiada em documentos oficiais, PCN e BNCC, que utiliza uma pedagogia por nós denominada pedagogia transmídia.
A fim de ampliar o acesso dos alunos da E.E. Onélia Campelo às obras literárias em que se baseiam parte das nossas atividades, criamos este site, que é exclusivamente para fins educacionais.
Atrelamos a esse site nosso projeto de Extensão, que tem o mesmo nome, com a finalidade de ampliar o número de usuários ao oferecer acesso a todos os alunos de Letras da FALE. Participem, aproveitem e divulguem.
Boas leituras!
Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes/2019
Visitem também o Blogão do PIBID e acesse os blogs dos professores, bolsistas e coordenadores.
Pedagogia Transmídia
A imagem que vocês veem abaixo: um círculo dentro de um quadrado resume, na forma de um infográfico, ou seja de informações gráfico-visuais, nosso projeto pedagógico transmídia.
Observem quantas atividades responsivas vocês podem realizar a partir dos temas combinados entre vocês, seus professores e os alunos bolsistas!
Procurem realizar o máximo de atividades que puderem: façam desde as mais simples às mais demoradas; juntem-se com seus colegas de classe e, ah, podem também propor outras atividades transmídia que não constam no infográfico.
Essa é uma forma de aprender que dá liberdade para vocês. Soltem sua imaginação e utilizarem as linguagens e os meios que mais gostam.
Aproveitem.
